top of page
Foto do escritorFabiana Muliterno

Sobre empatia (e tsurus)

Hoje eu fiz meu primeiro tsuru da vida! Não que eu já não tenha tentado, mas hoje eu finalmente consegui.



Tive que voltar e fazer tudo do zero algumas vezes, mas no final deu tudo certo. Enquanto eu estava dobrando aqui e ali, alguns insights me ocorreram:



1) foi um baita exercício de atenção plena! Não dá pra fazer 2 coisas ao mesmo tempo, mas algumas idéias interessantes acabam vindo pra nossa mente.


2) eu desafio os professores a se aventurarem em alguma habilidade que vocês não conhecem. Tenham certeza, vocês vão conseguir ter mais empatia pelos seus alunos. Mas tem que ser alguma habilidade que vocês não conheçam mesmo. Meu caso com o tsuru por exemplo.


3) se vocês forem ver de perto, o tsuru tá cheio de falhas. Isso não pode te impedir de seguir em frente, porque depois dos erros os acertos acabam vindo. Desistir nunca.


4) existe um tempo pra tudo. Hoje foi o dia de eu conseguir finalmente fazer um tsuru até o final.


5) feito é melhor que perfeito. Minha sindrome do impostor me parou algumas vezes, pensando "ah, tá tão feio, não vou conseguir de novo". Pois fui até o final.



E sim, esses insights facilmente conseguem ser transferidos para uma sala de aula. Se você já ouviu alguma dessas frases de algum aluno seu, você sabe como eles podem se sentir quando estão se aventurando a aprender algo novo.



Empatia é fundamental. Sempre!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page